Pesquisar neste blogue

Powered By Blogger

sábado, 19 de dezembro de 2009

Tolerância

Tolerância. O que é?

Sobre isto diz-nos Voltaire: "É o apanágio da humanidade. Todos temos muitas fraquezas e erros; Perdoemo-nos reciprocamente nas falhas, é a primeira lei da natureza."

Qualquer um de nós já criticou gratuitamente alguém pela sua diferença. É fácil ser tolerante num meio onde a diferença é de pouca monta. Mas...e quando estamos perante um espírito que foge à normalidade? Estou convencido que a tendência natural de todo o ser humano é reagir com sobranceira e criticar gratuitamente, sem ir fundo na sua individualidade, singularidade...e perceber que a vida é bela porque é heterogénea...

A tolerância é a inimiga dos sentimentos de diabolização do outro, do pré-conceito do outro e da forma diferente como o outro vê o mundo.

A tolerância é um prius de vida que deve soprar na mente sempre que a diferença nos salte à vista. Tolerar é construír um mundo onde cada um tenha direito à sua individualidade, à sua singularidade, à sua auto-determinação, à sua liberdade e afirmação.

A tolerância é a trave mestra de uma sociedade a reconstruír. Uma sociedade com uma beleza e pureza reconquistada, com uma dimensão humanizante imanente...

Parece-me, quanto a mim, de capital importância estabelecer a diferença entre tolerância e aceitação. Tolerar não significa aceitar...Eu não tenho que aceitar o que os outros pensam para assim me dizer tolerante...

Fechando com Voltaire novamente: Posso não concordar com o que dizeis, mas lutarei até à morte para que vos seja possível continuar a dizê-lo.


Wolfgang

Sem comentários:

Enviar um comentário