Pesquisar neste blogue

Powered By Blogger

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

fim e finalidades

E quando não houver fins? É o fim? Serão os humanos capazes de viver sem fins...A história da humanidade é fortemente condicionada por fins últimos que, à escala de seis milhões de anos, podem estar próximos: paz, liberdade e emancipação do trabalho. Reconheço porem que, sem esta interpretação diluida no tempo e sem uma dose de crença da minha parte na superioridade humana, seria difícil levar a sério estas palavras pois é um facto que o mundo está muito perigoso.
Apercebo-me que a felicidade material sem consciência espiritual, sem querer incorrer no perigoso caminho da generalização, leva à depressão e, atento o Homem isolado, não raras vezes ao suicídio. concretizando, países com elevados níveis de conforto material têm elevadas taxas de suicídio. Sempre que a humanidade concede mais liberdade e boa vida aos seus Homens, cresce um clima de desordem por falta de capacidade espiritual para lidar com aquilo que mais se anseia.
Por isso me pergunto se o apocalipse não resulta do seu aparente contrário. Será um mundo, em que nada mais há para fazer, o fim do mundo? Pergunto: estará o homem formatado para a "labuta" e sem esta nada mais lhe resta?
Que homem para um mundo construído? Ou será um mundo construído uma idéia? Uma utopia?
Não tenho respostas, só tenho perguntas, mas creio que, nesta como noutras problemáticas, a questão é sempre a do sentido da vida...e a da sabedoria divina que só a alguns Deus foi sabiamente pródigo.

Wolfgang

Sem comentários:

Enviar um comentário